Pipoca Moderna | Slides são slides, documentos são documentos
1388
post-template-default,single,single-post,postid-1388,single-format-standard,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-15.0,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Slides são slides, documentos são documentos

Hoje vamos falar sobre os slidocumentos, termo criado por Garr Reynolds, e porque o seu uso deve ser abolido da história da humanidade. Primeiramente vamos pontuar o que são esses tais de slidocumentos. Eles consistem em slides fundidos com documentos, cheios de textos feitos para serem compreendidos sem a presença do seu orador. Vamos agora entender porque isso mata a sua apresentação.

Algumas vezes, temos que desenvolver apresentações mais rebuscadas, que necessitam de um profundo embasamento teórico, de dados e gráficos que sustentem nossos argumentos. Com a ilusão de estar matando dois coelhos com uma cajadada só, alguns apresentadores colocam nos seus slides diversas caixas de texto, gráficos e todos os dados de referência necessários. Então, os imprime e distribui para o público os mesmo slides que serão usados na apresentação. Por favor, pelo bem do seu público, não faça isso. Primeiro que o nosso cérebro tem dificuldades para processar informações que chegam na forma oral e escrita ao mesmo tempo e incentivá-los a ler durante a apresentação, exatamente as mesmas informações que você vai falar, não é lá uma ótima ideia. Mas então, o que fazer?

Primeiramente, os seus slides devem servir unicamente para sustentar o seu discurso. Eles sozinhos devem ser incompreensíveis, pois suas telas devem ilustrar a sua fala, complementá-la e não repeti-la. Mas como dito, caso sua apresentação precise de um embasamento teórico complexo faça o seguinte: crie um documento (não slidocumento) de texto, com as informações detalhadas, gráficos e links para mais informações. Assim, você consegue passar todos os dados brutos para o seu público e expor na sua apresentação apenas os mais relevantes, com um design bem trabalhado de maneira simples e objetiva.

Slidocumentos são ineficazes, feios e chatos. Ninguém vai parar para lê-los, por que a informação fica dissipada em pequenas caixas de texto, tornando mais difícil sua compreensão. Não há porque utilizá-los em uma apresentação, a não ser pelo comodismo. Mas claro, fazer uma boa apresentação dá trabalho, exige planejamento e não é nada cômodo, mas muito recompensador. Basta de slidocumentos, slides são slides e documentos são documentos, vamos mantê-los assim, bem longe um do outro.

Rodrigo Ventura
rodrigo@pipocamoderna.com

Sócio-fundador da Pipoca Moderna, colecionador de discos, apreciador de plantas, livros e churros.