Pipoca Moderna | Louie e apresentações profissionais
1293
post-template-default,single,single-post,postid-1293,single-format-standard,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-15.0,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Louie e apresentações profissionais

Louie é um seriado um tanto quanto diferente dos demais. Estrelado, dirigido e escrito pelo comediante Louis C.K, a série retrata crônicas cotidianas desse personagem criado por Louis (uma versão dele mesmo) que vive as situações mais estranhas e improváveis por Nova York. Vamos tentar aprender com Louie algo sobre apresentações profissionais.

Seja diferente. Não estou falando apenas sobre apresentar um conteúdo novo e revolucionário, mas sim de dar a ele a sua cara. Não adianta ficar usando exemplos forçados, com os quais você não tem a mínima afinidade, ficar lá na frente, estático, nervoso, tentando escolher palavras que passam para as pessoas algo que você não é. Minha dica aqui é, a originalidade da sua apresentação consiste em ela ser a sua apresentação. Use exemplos sobre assuntos que você gosta, tanto músicas, quanto filmes, ou seja lá o que for. Seres humanos não são iguais, explore suas individualidades, coloque-as na tela e apresente, isso tornará a sua apresentação única. Louie nos mostra situações que envolvem suas filhas, seus relacionamentos, sua carreira, claro que a maioria das coisas que vemos ali é ficção, mas por Louie usar sempre ele mesmo como exemplo e alguns aspectos reais da sua vida, como as suas filhas, essa série foge do comum.

Não tenha tanto medo de expor seus micos. Todos temos episódios embaraçosos nessa vida, mas, a questão é, você consegue tirar algum proveito desses acontecimentos? Agora você pode fazer isso! É só usá-los em uma apresentação. Aquela situação boba pela qual você passou, aquela besteira que você falou e hoje ri quando se lembra, pode servir como uma ótima analogia durante a sua apresentação. Primeiro, porque todos nós já passamos por situações complicadas, e por isso, ao ouvir a sua história, você gerará uma tremenda identificação com a plateia, provavelmente fazê-la rir e ainda usar esse mico com algum propósito na vida. Louie se coloca em situações pra lá de embaraçosas em muitos episódios da série, e sentir vergonha alheia ao assisti-lo é rotina. Talvez por isso que eu goste tanto dessa série! Claro, saiba escolher um mico que não vá te comprometer…muito, e explore isso!

Recomendo essa série pra todo mundo, e agora a recomendo mais ainda, por que além de tudo, dá pra aprender a fazer apresentações com ela. Seja diferente meu caro(a), já estamos cansados de mais do mesmo. E quem sabe, use aquele mico pelo qual você passou nas férias do verão de 98, quando foi visitar sua tia, pra alguma coisa, como gerar empatia com o público.

Rodrigo Ventura
rodrigo@pipocamoderna.com

Sócio-fundador da Pipoca Moderna, colecionador de discos, apreciador de plantas, livros e churros.