Pipoca Moderna | Dicas de apresentação para start ups
709
post-template-default,single,single-post,postid-709,single-format-standard,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-15.0,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Dicas de apresentação para start ups

Você pode ter a melhor ideia do mundo, a solução para todos os problemas corporativos, mas de nada vai adiantar se você não souber explicá-la para as pessoas e não conseguir atrair investidores para tirá-la do papel. Portando, ai vão algumas dicas de apresentações para Startups.

Seja o mais objetivo possível

Você provavelmente terá pouco tempo para apresentá-la, portanto vá direto ao ponto e com mais clareza possível. É importante fazer com que o investidor ou cliente entenda perfeitamente qual é o seu objetivo e como você pretende colocá-lo em prática, algo tangível e fácil de compreender.

Adote estratégias para ser mais claro

É sempre bom dar perspectiva ao seu projeto. Ao invés de apenas jogar números e informações no ar, tente compará-los com empresas já existentes, fazer analogias com elas e a partir disso explicar como a sua empresa funciona. Comparações são sempre mais fáceis de se compreender.

Esteja sempre preparado

Faça apresentações específicas de 5, 15 e 30 minutos, tentando abordar nas 3 os pontos que você considera essenciais para entender a sua ideia. Tenha também preparado o que é chamado de pitch de elevador, saiba como explicar o conceito da sua empresa em uma simples conversa de 30 segundos. Nunca se sabe quando você pode encontrar um investidor.

Adapte seu discurso conforme o público

Quando for se apresentar para investidores, mostre planos de negócio, objetivos de obtenção de lucro e assuntos mais corporativos. Já para clientes, foque nos problemas que a sua empresa resolverá. E se o discurso for para possíveis parceiros, fale do seu ambiente de trabalho e metodologias usadas pela sua empresa.

Marque o público

Mostre todo seu entusiasmo, paixão e comprometimento em relação a sua Startup, e faça com que o público compartilhe dessas emoções. Diga frases de impacto que resumam sua apresentação e que sejam fáceis de lembrar. E por mais que uma Startup receba 20 nãos para 1 sim, mantenha seu entusiasmo em todas as apresentações, pois nunca se sabe quando esse sim virá.

Rodrigo Ventura
rodrigo@pipocamoderna.com

Sócio-fundador da Pipoca Moderna, colecionador de discos, apreciador de plantas, livros e churros.