7 dicas para deixar seu público menos entediado

7 dicas para deixar seu público menos entediado

É comum a gente dar aquela viajada enquanto assiste uma apresentação. Lembramos de todos os problemas que temos para resolver, da planta que esquecemos de regar, da mãe que esquecemos de retornar a ligação, tudo isso pipoca na nossa cabeça e temos que nos esforçar para ouvir aquele cidadão que se esforça pra nos dizer alguma coisa. Pois é, mas existem situações em que nós somos aquele cidadão, e nos perguntamos se as pessoas estão prestando atenção, ou se estamos falando sozinhos. Aqui vão algumas dicas para conseguir prender a atenção do seu público durante uma apresentação.

  1. Prepare um conteúdo que faça sentido:

Onde a sua apresentação quer chegar? Qual é o seu objetivo com ela? O que você quer passar para as pessoas? Se você sabe responder essas perguntas, pense que tudo o que você disser na sua apresentação deve servir para sustentar isso. Você precisa ter uma apresentação conectada, onde um argumento leve a outro e tudo se complementa. Não é legal deixar brechas para público questionar: mas porque ele está falando sobre isso mesmo? Manter essa linha de raciocínio é muito importante para conseguir conduzir o público e não deixar ele dispersar.

  1. Movimente-se:

Quando algo chama a atenção, tendemos a ficar mais atentos. O mesmo vale para a sua apresentação, você precisa se movimentar para captar o olhar do espectador, para não deixa-lo confortável demais e parado demais.

  1. Use slides visuais:

Imagens são ótimas ferramentas para conseguir chamar a atenção do público. Uma foto bonita é muito mais chamativa do que tópicos, e se essa imagem complementar sua fala é melhor ainda. Somos facilmente atraídos pelo sentido visual, não deixe de aproveitar esse recurso em uma apresentação

  1. Não leia os slides

Acho que nem precisa de muita explicação, né? Ler slides está entre as 10 coisas mais chatas de se fazer no mundo, e é muito difícil absorver uma informação que é transmitida de maneira sonora e escrita ao mesmo tempo. Não sabemos se lemos ou ouvimos, e no fim das contas não fazemos nenhum dos dois, só nos ajeitamos na cadeira e damos aquela pescada.

  1. Conte histórias

Essa é uma das dicas mais infalíveis desse post. Todo mundo adora ouvir uma boa história e não precisamos nos esforçar nem um pouco para prestar a atenção nisso. Contar uma história vai te deixar mais próximo das pessoas, vai interessá-las e o mais importante, vai tornar mais fácil absorver e entender a sua mensagem.

  1. Olhe para as pessoas

Quando você olha diretamente para quem está te assistindo, o público se sente na obrigação de prestar a atenção e dar algum sinal de vida. É claro que às vezes falamos para muita gente, e nem sempre dá pra olhar pra todo mundo, mas evite andar olhando pro chão e olhe para as pessoas, converse com elas. É bem mais difícil dormir no meio de uma conversa do que no meio de uma palestra.

  1. Seja uma pessoa e não a moça do Google

Fale de uma maneira mais cotidiana, com um ritmo calmo, como você conversa com as pessoas. Não tente deixar seu texto rebuscado demais, cheio de expressões complexas que isso só vai distanciar você do seu público. Pense que quanto mais parecida com uma conversa a sua apresentação for, menos chata ela será. Portanto, treine para não ficar robotizado demais durante a apresentação e conseguir soar o mais natural possível.

Essas foram algumas dicas simples, mas muito úteis para fazer com que o público esqueça um pouco do preço da conta de luz e do condomínio atrasado para prestar atenção no que você está dizendo. E faça um exercício, pergunte-se: eu gostaria de ver a minha apresentação?

Eduardo Brunetto
du@pipocamoderna.com