5 dicas infalíveis para melhorar a sua apresentação

5 dicas infalíveis para melhorar a sua apresentação

Nesse blog temos páginas e páginas de dicas de apresentações. Na internet e em outros blogs por aí então, o que não falta é dica. Mas, nesse post, tentaremos condensar, resumir e facilitar as coisas para você com algumas dicas infalíveis para melhorar a sua apresentação. Se você quiser se aprofundar em cada uma delas, vou deixar alguns links pra vocês.

Veja mais apresentações: 

Não adianta, é preciso referência. Se você quer melhorar suas apresentações, você tem que ver mais apresentações. E não só isso, analisá-las, desconstrui-las e entender porque algumas são boas e outras são ruins. Pra sua sorte, aqui no blog a gente já analisou diversas apresentações. Tire um tempinho e absorva novas técnicas.

Como enxergar além da rotina

Como decorar seu discurso

Porque a forma de fazer apresentações mudou

Escreva sua apresentação: 

Pra você conseguir visualizar e entender toda a sua apresentação você precisa escrevê-la. Só assim você vai poder controlar a sua linha de raciocínio, criar ganchos, escolher as palavras e será muito mais fácil treinar tendo um roteiro na mão. É claro que você não precisa segui-lo à risca, mas ter uma base para poder improvisar depois é muito melhor. Aqui vão algumas dicas para melhorar o roteiro de vocês.

Estratégia de roteiro para apresentações

Ensaie:

Só assim você vai conseguir incorporar seu discurso e deixá-lo natural. Só assim você vai se livrar daqueles tão famosos “brancos”. Vai conseguir ficar mais calmo e tranquilo na hora da apresentação, se sentindo mais confiante por saber que tem domínio do conteúdo. E treine com amigos, fale para eles. Grave áudios e tente eliminar seus vícios de linguagem. Filme-se e corrija aquela mexida de mão repetitiva. Enfim, tudo é válido.

Aprofunde-se no assunto:

Uma boa forma de fazer isso é lendo livros. Existem livros que ensinam o básico sobre apresentações e podem ser muito úteis. Eu já fiz um posts dando dicas sobre livros para você começar a se aprofundar em apresentações. Mas claro, não pare por aí, eles servem como uma introdução.

Tá afim de ler bons livros sobre apresentações

Veja filmes: 

Filmes são formas de contar histórias de um jeito visual. Veja como os filmes te contam histórias, como eles conseguem te atrair e fazer você querer ver aquilo até o final. Tente incorporar um pouco dessas técnicas na sua apresentação. Torná-las mais interessantes, um pouco mais narrativas e um pouco menos informativas. Procure o equilíbrio entre os dois. E nos filmes podem ter várias dicas de como fazer isso.

Como construir um conflito

Como tornar sua apresentação mais relevante

Podem parecer simples, mas são dicas essenciais pra você começar a melhorar as suas apresentações e conseguir um melhor resultado com o seu público. Mas se você está lendo isso e procurando dicas, já está fazendo certo. Não pare de buscar referências e se atualizar, porque quanto mais a gente estuda sobre algo, mais a gente sabe que não sabe nada sobre aquilo. Se você está com esse sentimento, está no caminho certo.

Eduardo Brunetto
du@pipocamoderna.com