Tá afim de ler bons livros sobre apresentação?

Tá afim de ler bons livros sobre apresentação?

Você aí que mata uma apresentação por dia, que está constantemente trabalhando com essa mídia e sente que precisa de ajuda. Você que quer melhorar suas apresentações e está sempre por aqui no blog e em diversos outros blogs que falam sobre apresentações, mas nunca acha que aprendeu suficiente. Você é dos meus. E como eu sei que existem vários livros meia boca sobre apresentações por aí, vou passar aqui alguns livros sobre apresentação que me ajudaram muito a começar a entender mais sobre o assunto e podem ser muito úteis para você também. Não vou passar nenhum livro que saiu ontem e tem as últimas tendências, mas sim um conteúdo fundamental, atemporal e muito informativo.  Então, aproveite as dicas e se possível, adquira os livros.

O primeiro livro a ser indicado é o “Ressonância”. Nancy Duarte é CEO da Duarte Design, a maior empresa de design do Vale do Silício, e após lançar seu primeiro livro, “Slideology”, com foco na parte visual das apresentações, ela lançou “Ressonância”, um livro com foco no conteúdo das apresentações. “Slideology” é um livro meio complicado, feito pra quem já tem experiência em design. O Ressonância tem uma linguagem bem mais acessível e fala sobre a importância das apresentações e sobre como utilizá-las. Fala sobre como despertar a mudança no nosso público e sobre como conduzi-lo. Ela analisa diversas outras apresentações, vê seus pontos fortes e nos diz como reproduzi-los. Ela fala sobre Jornada do Herói e diversas outras técnicas que vem do cinema e da literatura e que podem ser incorporadas nas apresentações.

O segundo livro que vou indicar aqui é “Apresentações Zen”. Por mais que soe good vibe demais, esse livro tem muita coisa interessante. Garr Reynolds é um guru das apresentações e traz a sua visão em relação a essa mídia no seu livro. Ele fala sobre criatividade e planejamento de conteúdo, abordando formas para explorarmos melhor a nossa criatividade para criarmos apresentações mais originais. E o que mais diferencia esse livro do Ressonância, é que ele também aborda conceitos de design e fala sobre a parte visual da apresentação. As suas dicas são muito simples, muito aplicáveis e muito úteis. É um livro preocupado em te ajudar. Também tem uma linguagem bem simples e muito aplicável. Se fosse resumir todas as dicas do livro em uma palavra, ela seria: simplicidade.

Os livros vão te dar um fundamento básico, mas a evolução só vai vir com a aplicação desses conceitos. Você tem que testar as técnicas e estar pronto para absorver outras. Portando, sem querer fazer jabá, mas já fazendo, o nosso curso, o Cafeína (clique aqui para mais informações) é um ótima forma de se aprofundar nas técnicas abordadas nesses livros. Colocá-las em prática, testá-las e aprender as outras técnicas que a experiência nos trouxe. Informação nunca é demais, ainda mais quando estamos falando sobre apresentações.

Eduardo Brunetto
du@pipocamoderna.com