Como Bauhaus vai me ajudar?

Como Bauhaus vai me ajudar?

Com a Alemanha saindo derrotada da primeira Guerra Mundial, a necessidade de construir uma nova ordem social acabou surgindo. Ela precisava se atualizar, se reerguer, se reconstruir. No meio de conflitos econômicos, políticos e culturais a Bauhaus foi criada (1919) e veio justamente pra ajudar nesse processo de renovação. A ideia da escola era misturar as Belas Artes com a Revolução Industrial. Usar a indústria como matéria prima artística e ferramenta de trabalho. Elevar o design dos produtos feitos para a grande massa. Bauhaus não acreditava na arte pela arte.

design apresentações

E a partir disso, já vem a nossa primeira dica. Você está acompanhando o que está acontecendo? Lê notícias de diferentes portais? Se mantém informado e busca por atualidades na sua área de trabalho? Saber o que está acontecendo no mundo, no Brasil, ou na sua cidade é essencial para você conseguir se adaptar. Para você rever que valores a sua empresa passa para seus clientes, e diante do contexto, como seria a melhor forma de apresentá-los. Que argumentos convencem e quais estão ultrapassados? Como as pessoas fazem apresentações agora? Não fique parado no tempo. Saiba se adaptar. Nesse outro post, são dadas mais dicas sobre se manter informado.

dicas design apresentações

Bauhaus presava pela funcionalidade, não pela decoração. Na arquitetura, as construções eram geralmente com paredes lisas, janelas amplas, espaço interno sem divisões e coberturas planas que serviam como terraço. No design gráfico, Bauhaus utilizava muitas formas geométricas e dava muita atenção a tipografia. O principal objetivo era garantir uma leitura fácil.

apresentações bauhaus

Seus slides são funcionais? Eles buscam facilitar a leitura e a compreensão das pessoas? Ou é cheio de firulas, sem hierarquia e dados que mais confundem do que informam? A principal característica da Bauhaus que seria muito aplicável aos seus slides, é a funcionalidade. Pense no que vai ajudar o seu público a absorver as informações e pronto. Afinal, entender a apresentação é algo vital, certo?

Rodrigo Ventura
rodrigo@pipocamoderna.com

Sócio-fundador da Pipoca Moderna, colecionador de discos, apreciador de plantas, livros e churros.