O tropicalismo das apresentações

A Tropicália foi um estilo musical que surgiu no Brasil nos anos 60 e fez sucesso assim como fez polêmica. Entre os representantes principais estavam Caetano Veloso, Os mutantes, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa e mais uma galera gente boa. Vamos ver o que é que conseguimos aprender sobre apresentação com a Tropicália.

O que fez desse movimento musical o que ele foi, foram as referências que os artistas buscaram. Eles traziam o que fazia sucesso lá fora, principalmente o movimento hippie e o rock alternativo, e misturam com o que tínhamos aqui no Brasil, como o samba, o forró, baião, bossa nova e etc. A ideia era acompanhar as inovações estéticas que estavam acontecendo na música, mas colocando um temperinho brasileiro e não perdendo o gosto nacional.

As suas apresentações também devem ter referências. Busque referências incansavelmente, sejam gringas ou nacionais, se mantenha informado do que está acontecendo no mundo e use as notícias, teses, dados e argumentos para ajudar a compor a sua apresentação e para alimentar o seu ponto de vista. Isso fundamenta a sua apresentação e torna suas ideias mais tangíveis.

No site oficial do TED você pode ver apresentações incríveis, analisá-las e incorporar técnicas e até alguns argumentos usados pelos apresentadores. Não esquecendo de indicar suas referências, claro.

http://www.ted.com/

E aqui estão algumas apresentações que analisamos no blog da Pipoca. Se você quer ficar bom em fazer apresentações, deve ver apresentações e aprender com elas.

Como decorar seu discurso

Além de tudo J.J Abrams sabe se apresentar

Análise do discurso de Seth Godin

Aqui vão alguns sites de notícias e atualidades, tanto nacionais quanto gringos, para vocês darem uma olhada. Se você quer mostrar que é inovador, saiba o que está acontecendo no mundo. Se quer falar de criatividade, saiba dar exemplos de criatividade. Esteja informado e incorpore isso na sua apresentação. 

http://www.hypeness.com.br/

http://www.vice.com/pt_br

http://www.fastcompany.com/

A Tropicália ficou muito famosa pela sua originalidade e pelas suas referências. E como andam suas apresentações nesses dois quesitos? Mesclando diferentes referências com os seus argumentos você criará uma apresentação original e rica. Tanto quanto a Tropicália.

Eduardo Brunetto
du@pipocamoderna.com