Pipoca Moderna | Mas afinal, qual é a importância das apresentações?
1325
post-template-default,single,single-post,postid-1325,single-format-standard,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-15.0,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Mas afinal, qual é a importância das apresentações?

Damos dicas e mais dicas sobre como conquistar seu público, mas nunca comentamos qual é a verdadeira importância das apresentações. Antes de aprendermos mais qualquer coisa sobre técnicas de apresentações, iremos entender porque elas são assim tão necessárias.

Existem mil formas de passar uma mensagem. Muitas delas mais práticas que apresentações, como um vídeo por exemplo. O vídeo não deixa de ser uma forma de se apresentar, mas vamos considerar aqui o modelo clássico de apresentações: orador e plateia. Porém, um ponto no qual um vídeo ou qualquer outra mídia nunca conseguirá se igualar com as apresentações é no estabelecimento de uma verdadeira conexão humana. Tudo bem, nós nos emocionamos e nos identificamos ao ver um filme ou ler um livro, mas é quando alguém sobe no palco e consegue te envolver com suas palavras, argumentos e fundamentos que filosofias são adotadas, religiões abraçadas e produtos comprados.

“OK, mas se apresentações são assim tão boas, por que quando vejo uma acabo sempre dormindo?”. Isso ocorre porque ao preparar uma apresentação as pessoas deixam de lado justamente o que a torna diferente, que é a conexão emocional. Pautando-se apenas em gráficos, números e pesquisas, as apresentações raramente se preocupam em emocionar e engajar seu espectador. E por isso, apresentações vem perdendo prestígio.

Mas é claro que aqueles poucos que sabem como usá-las se destacam. Olha eu citando o cara aqui de novo, Steve Jobs. Quer clientes mais fiéis que os da Apple? E o porquê? A força das apresentações, o saber vender seu produto. Não basta ter algo bom nas mãos, você tem que mostrar isso para as pessoas e despertar nelas a vontade comprar aquilo. Martin Luther King, lembram dele?  Seu discurso é até hoje estudado e ele mudou a história americana.

Caso você tenha finalmente se interessado por apresentações, e quem sabe queira aprender mais sobre o assunto, venha na nossa Palestra Jazzmistificando Apresentações que ocorrerá no dia 09/10, onde Maria Mion, cofundadora da Pipoca Moderna, te mostrará que para se fazer um grande apresentação não existe muito segredo, você só precisa de algumas dicas, aprender algumas técnicas e tendo essa orientação básica, pode melhorar muito.

Inscreva-se aqui!

Eduardo Brunetto
du@pipocamoderna.com