Pipoca Moderna | Design em apresentações também conta, e como conta
1296
post-template-default,single,single-post,postid-1296,single-format-standard,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-15.0,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Design em apresentações também conta, e como conta

Batemos muito na tecla da produção de conteúdo aqui no blog. Te damos dicas e mais dicas de como enriquecer sua apresentação, torná-la mais atrativa, inteligente, organizada e interessante. E ainda temos muitas para dar. Mas caros leitores, não podemos nos esquecer do design em apresentações. Em nossas vidas, somos guiados por ele, as marcas sabem como usá-lo para nos atrair, imagens e formas estão por todos os lados e geralmente elas guiam nossas escolhas.

Alina Wheeler, no livro Design de Identidade de Marca nos mostra quais aspectos são importantes na criação de uma marca, em como sua aparência influência as pessoas, atrai clientes e os torna fiéis. Podemos muito bem usar essa mesma lógica para criar o design de nossas apresentações. Segundo Alina, um logo deve trabalhar com três fatores principais, e o mesmo vale pra nossa apresentação:

Destaque:
A identidade da sua apresentação deve ser diferente das demais, então usar aqueles fundos padrões do PowerPoint está fora de cogitação. A sua forma deve se alinhar ao seu conteúdo, e assim tornar a sua apresentação única, com uma identidade própria.

Envolvimento:
Formas e imagens despertam sensações na plateia, e com um bom design, você pode direcionar essas emoções. A forma da sua apresentação deve chamar atenção, envolver o público de alguma forma e para isso, é importante estudar bem as pessoas que irão compor sua plateia e adaptar sua identidade visual a eles.

Segurança:
Talvez esse seja o fator mais difícil de se alcançar, mas também o mais importante. A forma da sua apresentação deve passar credibilidade. A união entre um bom conteúdo e uma linguagem visual bem feita, que levou em conta o público, que foi trabalhada para complementar seu discurso e que conversa com a sua linha de raciocínio mostra para as pessoas que você não está ali pra brincadeira, que sua apresentação é realmente profissional.

É claro que designers estudaram e tem mais experiência na área, por isso é fortemente recomendável que você recorra a um para produzir a parte visual da sua apresentação. Mas se acalme, nós, mortais e leigos em design, também podemos trabalhar com certos aspectos mais básicos, porém eficientes, para melhorarmos o visual das nossas apresentações. Lembre-se de levar em conta os fatores que citei, e seja simples e objetivo. Nada de longos textos cansativos, ou cores muito chamativas, mantenha sua apresentação mais sóbria e isso com certeza vai te ajudar muito. Invista na identidade visual da sua apresentação, deu pra ver o quanto ela é importante.

Rodrigo Ventura
rodrigo@pipocamoderna.com

Sócio-fundador da Pipoca Moderna, colecionador de discos, apreciador de plantas, livros e churros.