Pipoca Moderna | Como criar uma apresentação com Mad Men
1403
post-template-default,single,single-post,postid-1403,single-format-standard,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-15.0,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Como criar uma apresentação com Mad Men

Mad Men é uma daquelas séries que viciam. Ela passa-se nos anos 60, nos Estados Unidos e mostra o cotidiano de uma agência de publicidade. A série apresenta a complexidade social da época, personagens muito interessantes e o mais importante, nos ensina muito sobre apresentações. Como tudo se passa numa agência de publicidade, vemos a todo momento pessoas tendo insights criativos e apresentando ideias mirabolantes para clientes, o que pode nos ajudar em nosso dia a dia. Analisando como eles têm ideias, podemos aprender como criar uma apresentação mais completa.

Não se apegue a sua primeira ideia. Muitas vezes quando estamos gerando ideias para nossa apresentação e vemos a primeira “boa” ideia surgir, nos agarramos a ela e imediatamente, sem pensar duas vezes, definimos a estrutura da apresentação. Don Draper (personagem principal da série) discorda desse método. Uma de suas dicas é nunca se apegar a primeira ideia, mas sim pensar profundamente sobre o assunto por um tempo, e depois esquecer-se dele, e então, enquanto você lava a louça, ou está dirigindo para casa, uma ideia vai pular na sua cara. Por isso, precisamos separar muito tempo para criarmos nossa apresentação, para então termos ideias sem tanta pressa, sem precisar se apegar a primeira e conseguir ir além.

Nem sempre trabalhar sozinho é a melhor saída. Já comentamos aqui que para ter ideias, as vezes é bom procurar o isolamento, reservar-se com seus pensamentos e dali desenvolver seu roteiro. Porém, algumas vezes, quando vamos criar uma apresentação para nossa empresa, de um trabalho realizado em equipe, o ideal é criar uma apresentação em conjunto. Misturar experiências, pontos de vista diferentes, misturas ideias e insights e fazer uma apresentação original. Na série, é comum assistirmos reuniões e mais reuniões que Don faz com a sua equipe afim de extrair deles alguma boa ideia.  De certa forma, esse ainda é um exercício de isolamento. O grupo se isola do mundo, desliga os celulares e todos ficam naquele momento concentrados e engajados em um único objetivo, que é criar uma apresentação. Esse é o método que a Pipoca usa com seus clientes, chamado de cocriação. Afinal de contas, nós entendemos de apresentações, porém nossos clientes entendem dos seus negócios e sem o conhecimento deles fica impossível desenvolver uma apresentação eficiente. Nos juntamos e numa reunião de três horas definimos o conteúdo da apresentação.

Buscar referencias e ensinamentos na ficção não é de nenhuma forma utópico ou bobo, mas sim útil e inteligente, principalmente no ramo de apresentações. Busque assistir filmes e séries pensando em como fazer sua apresentação, pois neles histórias são contadas de uma maneira visual, exatamente como sua apresentação deve ser. Só não precisamos usar Don Draper como modelo de vida, vamos nos limitar a aprender dicas sobre apresentações com esse cara.

Eduardo Brunetto
du@pipocamoderna.com