Pipoca Moderna | Como apresentar ideias originais
676
post-template-default,single,single-post,postid-676,single-format-standard,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-15.0,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Como apresentar ideias originais

Talvez você já deve ter tido uma ideia muito boa, algo que mudaria completamente o pensamento das pessoas em relação a um determinado assunto, mas não sabe como convencê-los de que você está certo. Usando como exemplo o vídeo da apresentação de Daniel H. Pink, onde ele mostra que oferecer recompensas não é a melhor forma de se incentivar pessoas, vamos aprender a apresentar ideias originais para as pessoas.

Primeiramente chame a atenção. Daniel não vai direto ao ponto, ele conta uma história da sua vida pra gerar uma empatia com o público, e conta que ali no palco, vai invocar seus talentos remanescentes de advogado e propor a plateia um caso para ser resolvido. Ele deixa o público curioso e mais interessado.

Agora que o gelo foi quebrado, é hora de apresentar a sua ideia. Usando um exemplo simples e fácil de entender, ele propõe a plateia um probleminha de raciocínio. É o problema da vela. Ele propõe uma interação, o que é sempre positivo. Depois ele usa esse exemplo para fundamentar sua tese, mostrando que houve um estudo em cima dele e que os resultados sustentam o ponto de vista que ele estava apresentando.

No caso dessa palestra em específico, o objetivo de Daniel era mostrar que oferecer recompensas não é a melhor forma de se incentivar um funcionário. Mas como isso pode ser verdade? Todos nós fomos educados a acreditar nisso, como ele pode me dizer que era tudo mentira? Para lidar com o senso comum, é preciso destruir e problematizar a realidade atual do público. Mostrando fundamentos de fontes confiáveis, propondo a dinâmica da vela e citando mais fundamentos, Daniel finalmente consegue desconstruir a ideia de que oferecer recompensas seria uma boa forma de motivação. E repare como é importante enfatizar uma frase que você quer que as pessoas guardem, veja como ele repete inúmeras vezes “Há um desencontro entre o que a ciência sabe e o que os negócios fazem.” Essa frase marcou tanto que eu nem precisei ver o vídeo de novo para escrevê-la aqui.

Depois de destruir a realidade que o público conhecia, você pode construir uma nova. A realidade onde a sua ideia é posta em prática. Como fazer isso? Novamente buscando fundamentos, em pesquisas, em exemplos, em argumentos que sustentem sua ideia principal e propondo soluções para os problemas que você encontrou na realidade atual.

Começar o discurso quebrando o gelo, não indo direto ao assunto, mas relacioná-lo com algo mais cotidiano, como uma dinâmica por exemplo. Desconstruir a realidade do público por meio de fundamentos sólidos, e então construir algo novo mostrando uma nova possibilidade de se enxergar a realidade. Está ai uma boa receita de como apresentar uma ideia nova para as pessoas. Agora você só precisa de uma ideia genial, e então é só apresentar!

Eduardo Brunetto
du@pipocamoderna.com