Pipoca Moderna | Como convencer pessoas com uma apresentação
573
post-template-default,single,single-post,postid-573,single-format-standard,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-15.0,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Como convencer pessoas com uma apresentação

Já ouviu falar de Jordan Belfort? Bem, ele chegou a acumular uma fortuna de 8 bilhões de dólares fraudando investidores e burlando o mercado de Wall Street nos anos 90, e hoje é inspiração para o filme O Lobo de Wall Street. Convencer era uma arte que Belfort dominava como ninguém. Tanto ao telefone com um cliente quanto em uma reunião com a sua equipe o cara fazia todo mundo cair na sua conversa. Vamos analisar aqui como ele fazia isso. Não a parte de fraudar investidores, mas de convencer pessoas…se bem que uma não exclui a outra.

Prepare um roteiro. Organizar as suas ideias em forma de pauta pode ajudar você a articular um discurso coerente e mais envolvente. É claro que você não precisa decorar um texto gigante, mas sim, ter uma intenção de fala programada para não se perder durante a apresentação. Belfort criou um roteiro que foi distribuído para toda sua equipe de venda. Nele eram antecipadas quais seriam as falas dos clientes e quais respostas o vendedor deveria dar. Assim, ações sem a mínima garantia de retorno financeiro eram vendidas como água, e Belfort enriquecia. Não vou garantir que, se você fizer um roteiro ficará milionário, mas pode ajudar.

Domine o conteúdo da sua apresentação. É sempre recomendado que a pessoa que está desenvolvendo um projeto o apresente. Só ela sabe de todos os detalhes que envolvem o projeto e estará pronta para apresentá-lo, responder questões e tudo mais. Se você acabar com um projeto de terceiros na sua mão, ou se tiver que apresentar um projeto seu que seja complexo, estude-o! Belfort dominava as estratégias do mercado de corretagem, portanto dava discursos que deixavam seus colaboradores loucos para vender ações e enriquecerem como ele, afinal ele sabia do que estava falando, e demonstrava isso durante sua fala.

Quem sabe com essas dicas você consiga apresentar suas ideias de uma maneira mais organizada e com segurança. Quem sabe ficar milionário rapidamente, ir morar em Long Island, ter uma Ferrari branca, mas claro, tudo honestamente.

Com essas dicas você vai conseguir apresentar as suas ideias de uma forma muito mais organizada e com segurança, e vai ser muito mais fácil conquistar o seu público. Quem sabe assim você também possa ganhar mais dinheiro, ficar milionário, comprar uma casinha com quadra de tênis em Long Island, comprar a sua Ferrari branca, porque ninguém é de ferro, mas tudo sem fraudar ninguém e do jeito mais honesto possível. Ou seja, com boas apresentações.

Rodrigo Ventura
rodrigo@pipocamoderna.com

Sócio-fundador da Pipoca Moderna, colecionador de discos, apreciador de plantas, livros e churros.